domingo, 23 de maio de 2010

Vampiros e Cinema.

Apesar de não escrever a um tempinho aqui, esse materia é de um Mestre do BOCA do Inferno que vale a pena postar conferir.

VAMPIROS NO CINEMA. POR JOÃO PIRES NETO.


Provavelmente não passou pela cabeça do irlandês Bram Stoker que o seu Drácula influenciaria tanto e por tanto tempo a cultura e o comportamento dos jovens ao redor do mundo. Stocker não inventou o mito do vampirismo, até por que mito não se inventa. Mas o seu misterioso personagem serviria de inspiração para o cinema, que acabaria desconstruindo, reinventando e popularizando a imagem do vampiro, chegando até aquela que conhecemos hoje.

Vampiros Mudos e em Preto e Branco



Curiosamente, a primeira adaptação de Drácula para os cinemas foi uma versão não autorizada. O cineasta alemão F. W. Murnau não conseguiu entrar em acordo com a família Stocker quanto aos direitos autorais, mas isso não o impediu de lançar em 1922 “Nosferatu - Uma Sinfonia do Horror”. Bastaram algumas alterações, Conde Drácula transformou-se em Conde Orlok e a Inglaterra de 1897 transportou-se para a Bremem alemã de 1938. Entre as sombras e as luzes do expressionismo alemão surgia o primeiro grande vampiro do cinema, interpretado pelo ator Max Schreck. Até hoje, esta versão não oficial e muda de Drácula é considerada uma das mais assustadoras, principalmente pelo visual nada sedutor do Conde: careca, corcunda, com as orelhas e os dentes pontiagudos. Uma diferença interessante entre a concepção visual do vampiro de Murnau e a imagem clássica do personagem são exatamente os dentes. Em vez de caninos, o Conde Orlok apresenta os incisivos salientes. O vampiro, em Nosferatu, é a fiel representação do horror, materializada numa criatura de aparência abominável e sedenta de sangue.

Oito anos depois, já em solo americano, a Universal Pictures daria voz a Drácula e viria a rodar o mais importante filme sobre vampiros já realizado. Esta voz traria o sotaque refinado e aristocrático do ator húngaro Bela Lugosi, que já interpretava o personagem num espetáculo em cartaz na Broadway havia alguns anos. Nascia neste momento o vampiro do modo romântico como seria eternizado pelos cinemas: educado, inteligente e sedutor. A figura do Drácula com sua elegante capa preta, os caninos protuberantes e o olhar perturbador, tornaria referência obrigatória para o gênero, influenciando todas as futuras adaptações do livro de Bram Stoker. O sucesso, de público e de crítica, e a exposição de Bela Lugosi nas várias continuações rodadas pela própria Universal transformaram o ator no primeiro grande ícone do cinema de horror. Associado à imagem do vampiro, personagem e intérprete se fundiram, criando um vínculo confuso que acompanhou a carreira do ator até a sua morte em 1956.

A Universal ficou conhecida por, após o êxito de bilheteria de Drácula, adaptar todos os chamados monstros clássicos, como “Frankenstein”, “A Múmia”, “O Lobisomem”, “O Homem Invisível” e “O Fantasma da Ópera”. Pela primeira vez o gênero fantástico entrava em evidência, tornando-se extremante popular e imortalizando outros nomes, como os dos atores Boris Karloff e Lon Chaney Jr., que juntavam-se a Bela Lugosi no hall dos primeiros ídolos americanos do cinema de horror.















No entanto, a Universal acabou explorando a exaustão o personagem criado por Bram Stoker. Continuações de qualidade duvidosa, inserindo filhos, filhas e noivas para Drácula e ainda crossovers como “A Casa de Drácula”, onde o Conde contracena com o Monstro de Frankenstein e o Lobisomem, acabaram desgastando a imagem do vampiro diante o público, que já não levava a sério as produções do estúdio. Uma última reunião dos monstros clássicos aconteceria na comédia que se tornaria o símbolo da decadência do gênero dentro do estúdio, a paródia caça-níqueis “Abbott e Costello encontram Frankenstein” (1948).

Os Vampiros em Cores da Hammer














Em 1958, a produtora inglesa Hammer adquiriu os direitos para filmagens de Drácula e dos outros célebres personagens de horror da Universal.

O primeiro grande trunfo do estúdio era uma inovação recém criada chamada technicolor. Finalmente o público veria o vermelho extravagante do sangue das pobres vítimas de Drácula. Procurando atrair ainda mais o público masculino, a Hammer não pensou duas vezes e aumentou as doses de erotismo e sensualidade, inserindo lindas mulheres em decotes quase sempre generosos.

Outra vantagem do estúdio britânico era poder contar com a paisagem do velho mundo como cenário. Enquanto os americanos utilizavam cenários artificiais, a Hammer abusava das tomadas externas, mostrando castelos verdadeiros e belas florestas naturais.

Assim como a Universal projetou os astros Bela Lugosi e Boris Karloff, a Hammer imortalizou os atores Christopher Lee como Conde Drácula e Peter Cushing como o caçador de vampiros Dr. Van Helsing. Grande parte do sucesso do novo ciclo de Dráculas do estúdio inglês deve-se a atuação marcante e enigmática de Lee.
Dentre uma dezena de produções vampíricas, quatro se destacam por marcarem um novo começo para a mitologia do personagem: “O Vampiro da Noite” (Horror of Dracula, 1958), “Drácula - O Príncipe das Trevas” (Dracula - Prince of Darkness, 1966), “Drácula - O Perfil Do Diabo” (Dracula Has Risen From the Grave, 1968) e “O Conde Drácula” (Scars of Dracula, 1970).

Mas nem só de Drácula sobreviveram os vampiros da Hammer. O estúdio resolveu adaptar o escritor que segundo os especialistas é a maior influência literária de Bram Stoker, o também irlandês Sheridan LeFanu. Foram três filmes de erotismo ainda mais acentuado, que ficaram conhecidos como a Trilogia Karnstein: “Carmilla, a Vampira de Karnstein” (The Vampire Lovers, 1970), “Luxúria de Vampiros” (Lust For a Vampire, 71) e “As Filhas de Drácula” (Twins of Evil, 71).

Eu Era Um Vampiro Adolescente


Anos 80. Foram-se os hippies. Foi-se a disco music. Foram-se os hormônios a flor da pele dos vampiros da Hammer. O mundo se renova. O cinema entra na era dos efeitos especiais e dos blockbusters. Chega a hora do cinema romper com o personagem de Bram Stoker e criar novos vampiros. Esqueça o passado e o romantismo. Os vampiros vivem no presente. Em vez de castelos, as criaturas estão nas grandes cidades. Podem ser seu vizinho. Em vez de música clássica, a trilha sonora agora é rock and roll. Os vampiros são jovens e bem-humorados.

Três filmes são emblemáticos desta fase, que alguns chamam de terrir: “A Hora do Espanto” (Fright Night, 1985), “Garotos Perdidos” (Lost Boys, 1987) e “Deu a Louca Nos Monstros” (Monster Squad, 1987).



















Vampiros em Crise

Ainda na década de oitenta surge um novo tipo de personagem no cinema: o vampiro atormentado. É o vampiro reflexo do homem moderno: inacabado, repleto de dúvidas e muitas vezes deprimido. Um dos primeiros exemplares desta nova categoria aparece numa produção de 1987, dirigida por uma mulher, a cineasta californiana Kathryn Bigelow. Em síntese “Quando Chega a Escuridão” é um road movie que narra a história de amor dramática entre uma vampira e um rapaz do interior. Outro bom exemplo de vampiros depressivos é a ótima adaptação do romance de Anne Rice, “Entrevista Com Vampiro” (Interview witth a Vampire, 1994). Em tom introspectivo e melancólico, o vampiro Louis (interpretado pelo galã Brad Pitt) conta para um jornalista todas as suas desventuras, desde que foi mordido, 200 anos antes.

Uma produção recente que merece destaque é o sutil “Deixe Ela Entrar” (Låt Den Rätte Komma In, 2008). Esta excelente produção sueca conta o drama da delicada amizade entre dois adolescentes: Oskar, um garoto solitário e esquisito que é frequentemente humilhado na escola e Eli, uma vampira que vive os seus eternos 12 anos de idade.

Retorno aos Clássicos



Com “Drácula, de Bram Stoker” (1992), o cineasta Francis Ford Coppola presta uma grande homenagem ao personagem, rodando um filme cujo roteiro tenta ser fiel ao livro e o visual (cenário, efeitos e cores) se assemelha ao das produções antigas. Seguindo esta mesma perspectiva, é lançado dois anos depois “Frankenstein, de Mary Shelley”, dirigido pelo britânico Kenneth Branagh (1994).




Em 2000, é a vez de Nosferatu ser homenageado com “A Sombra do Vampiro”. Misturando personagens reais e ficção, o filme mostra o set de filmagens da produção de 1922 sendo aterrorizado por um vampiro de verdade. A criatura seria o próprio o ator Max Schreck, interpretado brilhantemente por Willian Dafoe.

Vampiros Armados

Uma tendência da virada do milênio foi armar os vampiros. Seja com automáticas ou com espadas de samurai, como o caso de “Blade – O Caçador de Vampiros” (1998). Wesley Snipes interpreta uma espécie de guerreiro vampiro que caça outros de sua espécie num mundo dominado secretamente por criaturas da noite. A fórmula de realizar um filme de ação onde os personagens centrais são vampiros é repetida na trilogia iniciada com “Anjos da Noite” (2003), que mostra uma guerra secular entre lobisomens e vampiros, que além de seus dons sobrenaturais usam todo tipo de armamento.

Um Vampiro para as Meninas


Eis que surge o mais recente fenômeno vampírico e comercial, a série literária “Crepúsculo”, criada pela escritora americana Stephenie Meyer, cuja adaptação cinematográfica arrastou milhões de adolescentes eufóricas aos cinemas. Edward, o vampiro criado por Meyer, é o sonho de consumo de qualquer garota: bonito, bonzinho, rico e corajoso.

Mas que não nos enganemos, os atores Bela Lugosi e Christopher Lee também foram considerados símbolos sexuais no auge de suas carreiras. Aliás, a ligação entre o vampirismo e a sexualidade sempre existiu, seja no cinema ou na literatura.

Vampiras Lésbicas

Em 1971, o cineasta amalucado Jess Franco rodou uma versão lésbica e semi-erótica de Drácula chamada “Vampyros Lesbos”. Na trama, uma advogada de Istambul é enviada para um castelo para formalizar os documentos de uma herança. O detalhe é que o proprietário do castelo era o próprio Drácula e a herdeira é a bela Condessa Nadine Carody. O esperado acontece, a advogada tem uma noite de amor com a sedutora Condessa e acaba mordida. Dias depois a vítima acorda sem memórias num sanatório, mas recebendo visitas da Condessa em sonhos eróticos.

Outra produção semelhante é a comédia “Matadores de Vampiras Lésbicas” (Lesbian Vampire Killers, 2008), que mostra um pequeno vilarejo rural no interior da Europa que sofre com uma maldição ancestral: há séculos todas as mulheres do local são escravizadas por vampiras lésbicas. Isso até a chegada de dois nerds que só pensam em mulher.

Sem dúvida o filme de vampiros mais infame já produzido é “Jesus Christ Vampire Hunter” (algo como Jesus Cristo, O Caçador de Vampiros), de 2001. Na trama, os vampiros estão dizimando com a população de lésbicas no planeta. Ninguém menos que Jesus Cristo em pessoa desce a Terra para exterminar com os sangue-sugas. O mais insano é que Jesus não usa seus poderes divinos para acabar com os vampiros e sim sua habilidade em Kung Fu!






Vampiros Brasileiros

Ivan Cardoso, o mestre do terrir brasileiro, deixou sua colaboração para o gênero vampiros no cinema. Em 1987, o cineasta rodou o delicioso “As Sete Vampiras”. No roteiro de R.F. Luchetti, a mulher de um botânico é mordida por uma planta carnívora trazida da Amazônia, tornando-se uma vampira.Tempos depois ela cria um espetáculo de horror erótico chamado As Sete Vampiras, enquanto um detetive atrapalhado investiga um série de mortes que acontecem próximas ao local.


Outros Vampiros

Buscando atrair o público negro, os estúdios americanos iniciaram nos anos 70 um movimento que acabou sendo chamado de blacksploitation. Nestes filmes, os protagonistas eram sempre negros, os cenários eram bairros afroamericanos de subúrbio, a trilha sonora abusava do funk e do soul e os vilões eram intencionalmente brancos. “Blácula” (1972) é um grande clássico deste gênero (assim como o posterior “Blackenstein”, versão afro de “Frankenstein”). Na trama, o príncipe nigeriano Mamuwalke é amaldiçoado pelo próprio Conde Drácula, durante uma viagem a Transilvânia em 1780. Quase duzentos anos depois ele acorda em plena Nova York, quando o movimento black está em ebulição. Sim, caros amigos, “Blácula” é o primeiro vampiro negro do cinema. O filme ainda gerou uma sequência em 1972, chamada “Scream Blacula Scream”. Já na década de 80, o diretor Wes Craven (de “A Hora do Pesadelo”) rodou “Um Vampiro no Brooklyn” (1995), uma mal sucedida mistura de comédia, ação e terror, que parodiava o universo blacksploitation. Apesar de estrelado por Eddie Murphy, o filme foi um grande fiasco de público e de crítica.

A mais elogiada sátira ao universo de Drácula foi filmada ainda em 1967, pelo polonês Roman Polanski (de “O Bebê de Rosemary”). Em “A Dança dos Vampiros” (The Fearless Vampire Killers), o professor Abronsius, um especialista em vampiros, e seu covarde ajudante, viajam até a Transilvânia, onde esperam aprender sobre as criaturas e se possível, combatê-las. Evitando o humor mais escrachado, Polanski presta uma brilhante homenagem aos filmes do gênero.


Uma versão poética e um tanto melancólica dos vampiros é apresentada em “Fome de Viver” (The Hunger, 1983). Catherine Deneuve e o camaleão do rock David Bowie interpretam o elegante casal de vampiros Miriam e John. Para manterem-se jovens e belos, eles precisam da energia e do sangue dos seres humanos. O filme esbanja sensualidade e é considerado um dos grandes clássicos do cinema gótico. A trilha sonora conta com a emblemática canção “Bela Lugosi is Dead”, da banda inglesa Bauhaus.

Dois dos nomes mais celebrados do cinema atual, Quentin Tarantino (de “Kill Bill”) e Robert Rodriguez (de “Sin City”) se uniram em 1996 para rodar o cultuado “Um Drink no Inferno”. No filme, dois bandidos (interpretados por George Cloney e o próprio Tarantino) fazem reféns um ex-pastor e seu casal de filhos. Em fuga, eles cruzam a fronteira com o México e acabam numa boate infestada de vampiros. “Um Drink do Inferno” exagera em todos os sentidos: na trilha sonora caprichada, nos personagens curiosos, na ação, nos ótimos diálogos, nas lindas vampiras strippers e no humor pra lá de negro. Um dos filmes mais divertidos dos anos 90.

Um comentário:

  1. exelente artigo sobre vampiros no cinema,muito bom mesmo. eu assisti recentemente "deixe ela entrar" e deu vontade e ver de novo o dracula de coppola. legal conhecer um pouco sobre bela lugosi,boris e lon chaney. muito legal,parabéns.

    ResponderExcluir