terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A MALDIÇÃO DOS MORTOS VIVOS (EUA, 1987).

Diante da Tragédia no Haiti, e de ser talvez esse o filme mais famoso 'ambientado' no País aqui vai a minha homenagem a um dos primeiros filme de terror que vi em toda a minha vida.





Que Wes Craven ate o inicio dos anos 90 foi no minimo um dos 5 maiores diretores de filmes de terror de todos os tempos eu pessoalmente não tenho duvidas. O que poucos sabem é que o diretor também fez o mais "serio" filme de Zumbis. Como se sabe os 'bichinhos' zumbis são famosos por comer cerebros e carne humana em filmes de virus e bacterias apocalipticas, Conduto de forma simploria e banalizada para efeitos desse Blog, o Zumbi do mundo real consiste em rito religioso, muito visto em religiões africanas, em que é possivel, aprisionar ou devolver a alma de uma pessoa já morta, fazendo com que o corpo se mexa mesmo depois de morto.

O enredo do filme em questão, mostra o pesquisador americano Dennis Allan (Bill Pullman) que viaja até Porto Principe (no HAITI) em busca de uma droga que teria o poder de ressuscitar os mortos. Chegando ao exótico país, o cientista irá se deparar com muito vodu e magia negra ( retratados dentro dos limites de um filme de terror COM MUITO RESPEITO E REALISMO A RELIGIÃO AFRICANA), além de um sinistro tirano que se utiliza de forças sobrenaturais para consolidar seu poder.

Por falar em vodu e magia negra, o tema parecia estar na moda naquela época, pois no mesmo ano foi produzido o filme “Coração Satânico”, com Robert De Niro, que também aborda o assunto.

Vale ressaltar que o filme é cheio de bons momentos, como a seqüência na Amazônia, no início, as angustiantes cenas de torturas, a passagem em que o cientista é “morto e enterrado”, as constantes imagens de pesadelos, e o confronto final, muito bem bolado. Além disso, os filmes de Craven sempre vêm acompanhados de críticas sociais “camufladas” em meio ao roteiro, mas aqui isso fica bem explícito, através do destacado regime ditatorial que impera no país ( O Ditador REAL 'Papa Doc' e seu filho eram conhecidos por torturarem desafetos e por serem fanaticos por Magia Negra e Vudo, inclusive na vida real ate hoje, o argumento de ditadores desumanos, justifica na visão americana a miseria no HAITI, e a ocupação militar da potencia no país já na decada de 20,detalhes que só tornam mais interessante o filme de Wes Craven).


Em resumo, “A Maldição dos Mortos-vivos” é um ótimo filme, que apresenta uma interessante variação no tema “zumbi”, e ainda tem o mérito de ser o filme que mais respeita as religiões africanas de Vodu e zumbificação, comparado logicamente a todas as outras produções semelhantes, e com exageros. Sem dúvida, vale a pena ser assistido, tanto pela maneira inteligente com que a religião é tratada dentro do contexto de filme de terror, quanto pelo fato, de como disse, ser o filme americano mais conhecido sobre o país que hoje INFELIZMENTE passa por uma desgraça bem maior do que o semi-ficticio tirano que controlava os mortos.





Obviamente tive que rever o filme depois de todo esse tempo poder escrever melhor, porem, mesmo depois de vinte anos literais, o filme ainda estar na minha memoria por 2 cenas: o pó que ressucita a galinha, e o 'cirio' catolico-vodu, explicado e detalhado pela guia turistica do protagonista (esse cena especifica e seu dialogo poderia muito bem servir para descrever a Bahia por exemplo). Enfim, são dois momentos bem legais, e junto com a já comentada critica social mostram que mesmo filmes de terror podem ter cultura.

2 comentários:

  1. Eu adoro filmes de zumbis e o filme foi muito bem dirigido e com atores muito bons.Na verdade eu achei muito legal a mistura social,politica e sobrenatural que o filme consegue mostrar de uma forma competente. parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, eu estava a procura desse filme!
    Sorte e saúde pra todos!

    ResponderExcluir