quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MENSAGEIROS ( EUA, 2007).




Produção EUA. Gênero: Terror Oriental. Um filme co-produzido em solo americano, por Sam Raimi e dirigido pelos chineses Oxide Pang Chun e Danny Pang ( os lendários ‘Irmãos Pang’), tinha tudo para ser uma das melhores produções de terror dos últimos anos, contudo, teoria e pratica no ramo do terror quase nunca andam juntas.

O filme conta a historia de uma típica família americana (composta por mamãe, papai, filha adolescente, e filhinho de 04 anos), que resolve sair da cidade grande e compra uma casa no meio do nada por motivos pessoas que envolvem a filha adolescente e o fato de seu irmãozinho ser mudo, ocorre que, nesta mesma casa alguns anos atrás, uma mulher e seus dois filhos: uma garota adolescente e um menino criancinha (coincidências...), foram brutalmente assassinados por algo ou alguém, e seus corpos nunca foram achados, nota-se que como toda boa família americana, os protagonistas nunca perguntam do passado da casa antes de comprá-la. O filme começa a desenvolver quando o garotinho mudo passa a ver e brincar com seus novos amiguinhos do alem, este também é o ponto de partida para o filme tornasse um amontoado de clichês, inclusive dos próprios diretores, só que mal aproveitados. A historia se desenrola de modo fraco e forçado, e a atuação de Kristen Stewart ( sim, ela mesma, antes de ser " a Bela", 'da saga' CRESPUSCULO), consegue a proeza de ser muito ruim ate mesmo para esse tipo de filme. O ponto positivo (talvez o único do filme) fica por conta da atuação do jovem Theodore Turner, o garotinho de 04 anos que pronuncia apenas 02 palavras ao longo do filme inteiro, mas consegue ter uma atuação indiscutivelmente melhor que todo o resto do elenco junto. Para o espectador que curtir leva sustos de fantasmas bem ao estilo do que os diretores gostam de fazer, terá sua diversão garantida, porem, não há nenhuma preocupação com a unidade da historia, e as atuações são fraquíssimas ( nos filmes em mandarim dos irmãos cineastas o roteiro e atuação, sempre foram os pontos fortes), como exemplo da falta de unidade da historia ou roteiro ruim, cito a seqüência próxima ao final, onde descobre – se que os fantasmas apesar de passarem mais da metade do filme apalpando e assustando a protagonista não eram ‘malvados’, e estavam, apenas tentando avisar sobre um grande perigo iminente (o que me leva a conclusão de que os fantasmas eram os piores mímicos da historia do cinema), outro detalhe interessante é que, em determinado momento do filme, alem dos gasparzinhos, uma alvorada de corvos também ataca a família da protagonista, (de fato, a melhor maneira do mundo de você avisar a uma pessoa esta em perigo de vida é tentando mata – lá, ou alguém conhece maneira melhor?). Essas revelações de que os fantasmas no final do filme não são maus, é um clichê usual na filmografia dos irmãos, conduto, como já disse, o roteiro e atuação em trabalhos anteriores fazem ou fizeram a diferença.
Há ainda uma teoria ( minha por assim dizer) de que seriam os corvos o espírito do mestre Hitchcock numa tentativa (frustrada) de melhorar o filme. Eu quero acreditar que não.

Em suma, os Pang´s como uma grande parcela dos diretores asiáticos, demonstraram sofrer da doença “asiatika-sodamerta-em-línglesa”, ou seja, quando tentam reproduzir suas respeitadas produções de terror em língua inglesa, seja por culpa dos executivos ou dos estúdios, ou outra coisa, os cineastas asiáticos parecem ‘emburrecer’ ou ‘desaprender’ a fazer seus próprios filmes. Aos que acham que a doença é invenção desde que vós escreveis, fica a lembrança de Hideo Nakato, diretor japonês consagrado no ramo do terror pela versão original de “RING” (também conhecido como O Chamado). Em 2002 o diretor, quase colocou toda a sua carreira e prestigio em xeque ao dirigir a bomba norte – americana “O CHAMADO 2”... Você ainda tem duvidas do poder da doença?

Eu também choraria se estivesse nesse filme.

A 'Pré-Bela' carregando o responsavel pela melhor atuação do filme.

Antes de Namorar vampiros e lobisomens, Kristen 'cavou muito' pra entender a mimica dos fantasmas do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário