quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TERROR MENSAL JANEIRO.

No mês do "Dia Mundial dos Mágicos" no dia 31 de Janeiro, escolhi falar deste filme que é um dos melhores, senão o melhor filme de terror com um Mágico como vilão.


O MÁGICO SANGUINÁRIO (The Wizard of Gore, 2007, EUA. Diretor: Jeremy Kasten).




O filme que chegou a passar na Tv a cabo do Brasil, com o seu nome original, ou essa tradução literal (caso raro) é uma refilmagem de um clássico de 1970, esta nova versão foi dirigida por Jeremy Kasten que tem no currículo muitas coisas esquisitas, e poucas dignas de nota. Mas este filme se destaca por sua singularidade, pelo roteiro maluco, atuações inspiradíssimas e até mesmo, direção inusitada.
Não dá para falar muito sobre o roteiro sem entregar o ouro, mas basicamente, um jornalista e sua namorada vão assistir a um espetáculo de Montag – O Magnífico (o tal Wizard do título) – um festival de mau gosto, cheio de bizarrices e que culmina com a “morte” no palco de uma garota escolhida aleatoriamente na plateia. Quando o público está prestes a se desesperar, o mágico revela que tudo não passava de um truque e é aplaudido de pé ao entregar para as pessoas aquela experiência tão terrível, quanto transcendental.
O jornalista se torna obcecado pelo espetáculo e começa a frequentá-lo todas as noites, a fim de descobrir os truques do ilusionista. Porém as coisas começam a se complicar quando as moças “mortas” no palco, aparecem mortas de verdade.
Há muito mais por trás desse belo roteiro – se o espectador entrar na onda do filme.
Os constantes choques de realidade, os flashes que vislumbramos na tela, as cores gritantes, uma suposta falta de linearidade, tudo confunde o espectador ao ponto deste não chegar descobrir o que é realidade e o que é delírio. Quando você acha que sacou o que está acontecendo, novas reviravoltas reconduzem a trama em outra direção – tudo isso regado a muito “gore”, conforme prenuncia o título.




O verdadeiro destaque vai para a atuação caricata, porém envolvente de Crispin Glover no papel de Montag. Se você é uma pessoa que já teve sérias desilusões com o comportamento da raça humana, que sofreu decepções em sua vida, que tem dificuldades em se encaixar em convenções sociais, que rejeita sistemas e ideologias e tem um pouco de anarquismo na alma, absolutamente TODAS as falas de Montag irão ressoar fundo em sua cabeça. A inteligência de seus monólogos só rivaliza com a bizarrice.
Glover nunca teve um papel que realmente o destacasse como ele merece, porém é minha esperança que ele ainda seja reconhecido pelo talento único que representa. O resto do elenco também é bastante competente, Kip Pardue no papel do jornalista Edmund Bigelow empresta profundidade e estranheza ao seu personagem, um ar de soberba e orgulho que faz com que o espectador tenha vontade de socá-lo, mas ao mesmo tempo, um magnetismo que não nos deixa desgrudar dele. Sua namorada Maggie, interpretada pela gracinha Bijou Phillips também convence e de quebra, temos uma ponta do sempre competente Brad Dourif, que ficou conhecido do público mais jovem por seu papel como Grima, em O Senhor dos Anéis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário