quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TERROR MENSAL: AGOSTO.

BOM, o mês de agosto não tem lá muitas datas comemoraveis em filmes de terror, mesmo assim, devido o atraso, e a absoluta falta do que fazer, para não passar me branco escolhir 3 datas DIA DOS PAIS (10), DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA (19), e DIA DO CORRETOR DE IMOVEIS (27). Para serem 'homenageadas' nos seguintes filmes: "O Padrasto"; "Retratos de Uma Obsessão", "Espiritos" e " A casa do Terror TRACT".


FILME: O PADASTRO.
ANO:2009.
PAÍS: EUA.
DIRETOR: JOSEPH RUBEN.




Michael Harding (Penn Badgley) retorna para casa da escola militar para encontrar sua mãe, Susan (Sela Ward), feliz e apaixonada por um homem conhecido como David Harris (Dylan Walsh). Ele parece ser o pai perfeito, e bom marido para todos, mas Michael, suspeita que ele não é o homem que parece ser. Junto com sua namorada, Kelly (Amber Heard), seu pai Jay (Jon Tenney) e amigas de Susan (Paige Turco e Sherry Stringfield), eles começam lentamente a juntar as peças do mistério, do homem que está prestes a se tornar seu padrasto, mas pode ser tarde demais para a verdade chegar.

Refilmagem de um filme homônimo de 1987, e que gerou umas duas continuações ate 1992 (sendo que eu não vi nenhuma...), a verdade é que, conforme disse um famoso comediante uma vez:


"Dia das Mães é uma data comemorada e disputada por restaurantes e lojas com uma rivalidade e selvageria comercial semelhantes ao natal, porem, No Dia dos pais, você terá sorte de receber algum presente maior que uma gravata de seus filhos"


Logo esse filme sobre um 'padrasto' foi o mais proximo que conseguir arrumar para o dia dos pais. No filme, o pano de fundo é a historia real do serial-killer norte-americano João List Emil, que, em 1971, matou sua família inteira, em seguida, fugiu e assumiu uma nova vida e uma nova identidade, e ate onde eu sei não foi capturado. O longa metragem é recomendavel como suspense leve, ao estilo "Paranoia" sem muita violência, com uma trama que apesar de TODO MUNDO saber o climax (o cara é um assassino serial, e o filho protagonista consegue provar isso), se arrasta por quase 2 horas, desenvolvidos lentamente, personagens sem muito o que explorar.




RETRATO DE UMA OBSESSÃO.
ANO: 2002.
PAÍS: EUA.
DIRETOR: MARK ROMANEK.




Em comemoração ao 'Dia Mundial da Fotografia', escolhi este que é sem duvidas um dos melhores filmes 'inter-generos' sobre o tema fotografia, e sem duvidas o melhor papel da carreira de Robin Willians fora das comedias e filmes melosos.

Até onde você deixaria o seu padeiro entrar na sua vida? Você se sente mal pela solidão dos outros? São perguntas assim – ou pelo menos parecidas – que fazem a base de Retratos de Uma Obsessão.

Na historia, Robin é a figura principal do filme. Ele interpreta um personagem de nome Seymour Parrish, ou simplesmente Sy, como prefere ser chamado. É uma figura melancólica, sozinha, não possui família e tampouco amigos. Trabalha em um laboratório de revelação de fotos instantâneas há muitos anos, (sendo inculsive o narrador da historia para o publico, artificio que, ao longo da projeção só torna mais dificil enxergar no personagem o grande vilão do filme). É perfeccionista e muito bom no seu trabalho. Segundo ele, o laboratório em que trabalha processa as fotos mais perfeitas do estado. Ele tem um desejo secreto, seu maior fetiche, de fazer parte de uma família, para a qual vem revelando fotos durante mais de 20 anos, e se imagina sendo o “tio Sy” daquela família.

O filme logo nos mostra que esse é um sonho utópico, pois fica evidente que a obsessão de Sy é meramente platônica, e a família Yorkin não vê nele nada mais do que 'o cara do shoping que revela as fotos', as coisas começam a sair do controle quando uma mera fotografia começa a mexer com a ilusão de Sy de familia perfeita, isso e uma demissão, tiram Sy do conformismo de sua solidão e lhe dão um objetivo pelo que lutar, mesmo que seja da forma e pelo motivo errado.

Embora seja vendido como thriler de suspense, uma segunda leitura deste filme pode muito bem encaixa-lo como DRAMA PSICOLOGICO, recomendado ate para quem não gosta de filmes de suspense e terror, assim como para qualquer um que queira ver Robin Willians no mais diferente papel de sua carreira.


FILME: ESPIRITOS - A MORTE ESTAR AO SEU LADO.
ANO:2004.
PAÍS: TAILÂNDIA.
DIRETORES: BANJONG PISANTHANAKUN/PARKPOOM WONGPOOM.




O jovem fotógrafo Thun (Ananda Everingham) e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) descobrem misteriosas sombras em suas fotografias, tiradas do local de um acidente. Enquanto investigam o fenômeno, descobrem que os retratos contêm imagens sobrenaturais, assim como outras.

Eleito (por mim pelo menos rrssss...) um dos maiores e mais importantes filmes de terror dos últimos 10, o filme é um otimo thriler de terror e suspense, apesar do tema não ser original, a forma como foi abordado e seu desenvolvimento o fizeram ganhar fama internacional, mesmo o sendo o seu país de origem totalmente desconhecido (do ponto de vista cinematografico). Para mais detalhes ver aqui no blog mesmo, informações sobre o filme na lista dos " Maiores filmes da Década".



FILME: A CASA DE TERROR TRACT.
ANO: 2000.
PAÍS: EUA.
DIRETORES:CLINT HUTCHISON e LANCE W. DREESEN.





Outro filme que já foi objeto de analise neste blog, na lista de melhores da década. Trata-se de uma antologia (filme dividido em mais de uma historia que geralmente tem relação com uma historia central do narrador) de terror, onde um CORRETOR DE IMOVEIS (lembram dia 27\07 - Dia do Corretor de Imoveis) tem que vender uma casa, em um peculiar conjunto habitacional, sendo que a venda tem que ser feita ate o final do dia, devido a uma politica de "estimulo de vendas", bastante 'diferente' que só é revelada no final. O problema é que para isso, deve o vendedor contar aos interessados, a historia do antigo dono da casa, historias essas que sempre trazem alguma fatalidade.

Recomendado pela originalidade, e por ser uma das últimas boas e saudasistas antologias de filmes de terror (com clima de anos 80 e 90), a serem feitas depois de 1999, junto com ARMADILHAS DE TERROR (2006) E CONTOS DOS DIAS DAS BRUXAS(2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário