segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PREDADORES ( 2010, EUA).



 



Este novo filme do universo dos Predadores, com produção de Robert Rodriguez, e direção de Nimrod Antal(?), é estrelado por Adrien Brody (sim ele mesmo, o grande ator do drama O pianista’) e Alice Braga (sim a atriz brasileira que estreou para o mundo em ‘Cidade Baixa’, é a protagonista feminina do filme). Na historia, ‘Royce’ (Adrien), é um mercenário que relutantemente, lidera um grupo de combatentes de elite e descobre que eles foram levados para um planeta alienígena para servirem como presas, em um safári intergaláctico. À exceção de um médico que caiu em descrédito, todos são assassinos a sangue frio: mercenários, mafiosos da Yakuza, presidiários, membros de esquadrões da morte, ou seja, "predadores" humanos que agora serão sistematicamente caçados e eliminados por uma nova raça de Predadores alienígenas. Embora o nome indica-se um reebot (nova versão, como se a primeira não existisse) ou um remake (refilmagem com algumas modificações) o que se ver é uma continuação dos filmes PREDATOR (1987) e PREDADOR 2 (1990), tanto que é claramente perceptível a atmosfera e cenário referente ao filme de 1987, ou seja, uma floresta tropical onde as caçadas alienígenas acontecem, ainda temos o fato da personagem de Alice Braga, fazer referências diretas a historia de ‘um soldado que alegava ter enfrentado e matado criatura semelhante nos anos 80’, referindo-se obviamente a ‘Dutch’ (Arnold Schwarzenegger), e, é justamente essa boa dose nostalgia, que salva em grande parte o absurdo e forçado roteiro do filme, já que as cenas de ação apesar de muito boas, são escassas, ou no mínimo rápidas demais.

Os personagens, com exceção da militar israelense da atriz brasileira Alice Braga, e do médico do grupo (interpretado pelo ator Topher Grace) são extremamente estereotipados e forçados, como um sobrevivente ‘veterano nos safáris aliens’ ( Laurence Fishburne) que estar visivelmente acima do peso, e só aparece para ‘explicar’ todos os detalhes dos predadores, e seu padrão de caça. Royce - que dado a suas habilidades e sua personalidade, lembra ou no minimo é inspirado em Chev Chelios, o personagem vivido por Jason Statham, na franquia “Adrenalina” - é totalmente alheio ao fato de estar em outro planeta (já que em certo momento demonstra querer voltar para casa... ANDANDO), e ainda resolve CAÇAR e matar todos os predadores do planeta, deixando assim no chinelo os personagens mais machos da carreira de Chuck Norris, resumindo, você consegue imaginar o ator Jason Statham ganhando o Oscar graças a um forte, pesado e dramático papel de pianista judeu, vitima do nazismo???  Pois bem, alguém achou que o contrario funcionaria...

Há também um personagem asiático que (lógico) ao invés de armas de fogo, prefere usar uma espada japonesa contra aliens com armas lasers, e 3 metros de altura. E claro, o ator Danny Trejo, eternamente interpretando um matador mexicano, como não poderia deixar de ser, em um filme com o dedo de Robert Rodrigues (tenho minhas duvidas se o ator não aparece interpretando o ‘MACHETE’ em SIN CITY, unicamente por exigência de Frank Miller).

Há outras raças alienígenas menores sendo caçadas ou ajudando na caça, e uma diferenciação de clã ou raça dos alienígenas predadores, isso apesar de criar um monstro mais assustador e forte, gera algumas conclusões que evidenciam as baboseiras do roteiro, como sugerir que toda a caçada era um tipo de olimpíada ou competição entre clãs de Predadores, e que o tipo de predadores que veio a Terra em TODOS os outros filmes dos monstros era do clã mais franzido, ou do tipo mais fraquinho da raça.

Conclusão se você quiser ver um excelente ator dramático, fazer um estereotipado super-soldado de filmes de ação, uma brasileira protagonista de um grande arrasta-quarteirão norte-americano, Laurence Fishburne numa ponta fraquíssima, e uma trama forçada ‘querendo inventar moda’, esse filme é a pedida certa para você, conduto, se você realmente quiser ver um bom filme com os caçadores alienígenas camuflados mais queridos do cinema, vá assistir o original.

Essa é a Raça mais forte de Predador.

Essa cena só existe no Trailer ( é isso mesmo).

Adrian e Alice, bons atores no filme errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário