sábado, 28 de novembro de 2009

Adaptações de Mangás e Animes




A pedido de um colega, e co-criador do blog, coloco aqui a minha lista ( ou seja, que eu conheço e ASSISTI) de TODAS as adaptações cinematográficas ( ou seja, Live-Action) de Mangás e Animes para cinema, de 1988 a 2008.

Observação: Se faltar alguma, tem uma explicação bem simples: ou é porque eu esqueci, porque eu não vi, ou não conheço mesmo...

1 - DRANGON BALL ( CHINA, 1988) - Adaptado do Manga/Anime homônimo de Akira Toriyama.

2 - DRAGON BALL EVOLUTION ( EUA, 2008) - Idem, ao de cima.

3 - HOTAKU NO KEN - O PUNHO DA ESTRELA DO NORTE (EUA,1995) - Adaptado do Anime/Manga homônimo, de 1984, do mangaká Toyoo Ishida. * Curioso é que há um filme live-action japones do anime e manga, datado de 1986, porem ao contrario da versão chinesa de DRAGON BALL, só vi o filme de 1995, versão americana.

4 - DEATH NOTE 1 ( JAPÃO, 2006) - Adaptado do Anime homônimo de 2004.

5 - DEATTN NOTE 2 ( JAPÃO, 2007) - idem o de cima.

6 - SHINOBI ( JAPÃO, 2005) - Adaptado* do Anime Basilisk Kouga NiponChou. Na verdade ambos foram feitos no mesmo ano por pessoas totalmente diferentes, por isso é dificil dizer quem adaptou-se a quem.

7 - DORORO ( JAPÃO, 2007) - Adaptado do Mangá homônimo de OZAMU TESUKA entre as decadas de 60 e 70, pois não sei o ano exato, sorry.

8 - SPEED RACER (EUA, 2008) - Adaptado do Anime Homônimo de 1967.

10 - BATTLE ROYALE( JAPÁO, 2000) - Adapatado do Livro, escrito por Koushun Takami e no MANGA desenhado pelo mesmo em conjunto com Masayuki Takushi.

11 - DEVIL MAN (JAPÃO, 2004) - Adaptado do Manga/Anime Homônimo de GO NAGAI - O MESTRE... O MANGÁ é de (1972).

[OFF] - Sobre este último filme é necessario falar que: 1° foi lançado no BRASIL, e portanto qualquer um pode conferir; 2° Foi feito e lançado na hora errada, nasceu e veio ao mundo antes de seu tempo, e acabou partindo sem que suas ideias ou pensamentos pudessem ser entenditos tal qual o famoso profeta Zarastruca do filosofo alemão NIETZCHE...

Agora vem a explicação dessa viajem toda. Nem de longe se pode disser que a versão do filme japones, derespeita o anime, ou não esta fiel e blá, blá, blá, pois no quesito adaptação de anime em filme, recriando cenarios, criaturas, o diretor Hiroyuki Nasu, dar um banho fantástico de cinema e de efeitos especiais em TODAS as produções americanas inspiradas em animes e mangas, e ate em muitas asiaticas mesmo. O problema aqui não é necessariamente fidelidade, visto que como a maioria das adaptações de animes do país sede, o filme é super semelhante ao anime-manga. O grande problema é o clima, ambientação, e principalmente linguagem do filme ( muito proximo ou semelhante ao anime DEMON LORD DANTE, ou seja, uma versão mais ligh que o proprio NAGAI produziu de DEVIL MAN, onde há claramente um tom de anti-heroi no protagonista, e a historia apesar da violência mais voltado para a aventura, do que para o terror fantástico). DEVIL MAN - Anime, apesar do mesmo roteiro apresentado no filme, tem um apelo no tom, clima, e principalmente na violência grafica que só foi conseguido imita ou repetir por outros animes ao longo dos anos.

OBS: (TÃO IMITADO QUE É DIFICIL AOS MAIS NOVOS ACRETIDAR OU SABER QUE A HISTORIA ORIGINAL É REALMENTE DE GO NAGAI, devido ao sem numero de animes e mangás que pegaram quase TODO o roteiro original como ZET-MAN, DEVIL MAY CRY, A LENDA DO DEMONIO, mais isso é outra historia).

Sem falar na influencia de DEVIL MAN, ATE MESMO NO GENERO HENTAI, coisa que apesar de fretar, nem de longe DEVIL MAN/MANGA É. Tanto que a critica internacional (leia otakus, que gostam de terror asiatico) cansou de disser que o nome certo para dirigir qualquer tentativa de colocar o manga/anime de GO NAGAI em uma produção live-action deveria ser do diretor TAKASHI MIIKE, conhecido por fazer entre outros filmes de terror, o super-polêmico, censurado, e imoral IMPRIMIT. Enfim, seja por irônia do destino ou não, em 2008, 04 depois desse filme em questão e sem Takashi MIike, foi lançado no Japão ( E INFELIZMENTE somente lá) "THE MACHINE GIRL", do diretor Yoshihiro Nishimura, que milagrosamente conseguiu a proeza de transportar para um filme live-action, os elementos que eu citei: clima, roteiro e vioLência do celeto grupos de animes extremos derivados de DEVIL MAN, VALE LEMBRAR QUE o roteiro de 'Machine Girl' lembra muitos animes (violêntos), mais não nada nem perto de algo parecido com o roteiro de DEVIL MAN, POREM é inegavel e elogiavel a (tentativa) transposição da violência grafica de animes extremos-hentais que claramente derivaram de Devil Man, como "LENDA DO DEMONIO",lembram? BAND? SABADO A NOITE? ... Assim se você tiver YOU TUBE ou conhecer alquem safo em computador baixe o filme de NIshimura e terás realmente ideia de como seria ou deveria ser um filme com atores humanos de DEVIL MAN.

Um comentário:

  1. Li tudo e achei bom..... tuas criticas tão muito boa, mesmo baby, vou continuar acompanhando.
    Abraços.

    ResponderExcluir